Crenças Limitantes: Como a sua mente prejudica o seu enriquecimento

Muito se fala sobre estratégias para atingir a tão sonhada independência financeira, mas pouco se fala sobre um dos principais bloqueios para executar essas estratégias, as Crenças Limitantes.

Investimentos, empreendedorismo, alocação de ativos, daytrade todas essas estratégias são ótimas, cada uma com suas vantagens e desvantagens, mas nada avançará muito se você não resolver o ponto mais importante de todos: como você  pensa sobre o dinheiro!

Se você pensa que só enriquece quem recebe herança ou realiza atos ilícitos, se você não acredita que é possível construir riqueza do zero ou até do negativo, se você pensa que dinheiro é a origem de todo o mal do planeta, então você tem crenças limitantes.

E a primeira coisa a se tratar desse assunto, são as crenças limitantes que temos e precisamos mudar!

Não há como definir uma forma correta de pensar em dinheiro, mas algumas ideias e crenças que temos, certamente não colaboram com alguns objetivos, pois afetam diretamente nossa relação com o dinheiro e muitas vezes, nós nem percebemos isso.

Para começar vamos deixar alguns pontos mais claros, como por exemplo…

O que são Crenças Limitantes?

Crenças são as coisas que acreditamos, elas são formadas por todas as palavras que ouvimos, situações que vemos e experiências que passamos.

Elas não precisam ter um sentido claro ou ter qualquer paralelo com a realidade dos fatos.

Vêm dos nossos pais, familiares, amigos, professores, orientadores, revistas, jornais, internet, televisão, de praticamente toda fonte de informação que chega a nós e se condensa na nossa mente.

De toda a informação que recebemos ao longo da vida, algumas vão combinando junto com nossas experiências e acabam se enraizando bem no fundo da nossa psique.

Por exemplo, uma criança que sempre ouviu de seus pais que é inteligente, se esforçava mais para fazer a lição e recebia o mesmo elogio da professora, se desafiava mais ao estudar para provas e tirava notas melhores, ao se deparar com algum aprendizado mais difícil, não vai desistir tão facilmente, porque ela tem a crença que é capaz intelectualmente a realizar aquilo.

Nossas crenças nos movem na direção delas mesmas, para torná-las realidade!

Mas ao mesmo tempo que crenças podem ser algo bom, também podem nos restringir, então as chamamos de Crenças Limitantes!

Usando o exemplo parecido com o anterior: uma criança que na primeira dificuldade em alguma atividade, ouve dos pais impacientes que é “burra”, na escola não se esforça muito, pois  ouve da professora que “tem dificuldade”, passa a largar os desafios sem nem ao menos tentar, porque acredita que não tem capacidade.

Você acredita que não consegue realizar alguma coisa que é muito importante para você?

Claro, não estamos falando aqui sobre flutuar ou mover coisas com o poder da mente (o que seria muito legal), mas realmente realizar algo de importância para você, como praticar uma atividade física, melhorar a alimentação, estudar algo novo, guardar dinheiro.

Você é capaz de realizar tudo que desejar!

As vezes só não tem as informações corretas que possam quebrar essas crenças limitantes e liberar todo o seu potencial e como esse blog é para te ajudar na área financeira, agora te apresento algumas…

Crenças Limitantes sobre o Dinheiro

Você já ouviu alguma das frases a seguir:

  • “Só da pra enriquecer fazendo coisa errada.”
  • “Nunca sobra dinheiro.”
  • “Dinheiro é sujo.”
  • “Dinheiro é a raiz de todo mal.”
  • “Pessoas ricas são gananciosas e arrogantes.”
  • “Pessoas ricas são estressadas e infelizes.”

Há diversas outras, mas acho que você já pegou a ideia, não é?

Muitas dessas frases ouvimos de pessoas próximas, pais ou familiares, então a TV nos mostra casos relacionando essas informações à realidade e isso, se repetindo ao longo do tempo, é o suficiente para criarmos uma Crença Limitante.

Ignoramos todo o resto e tomamos isso como uma verdade absoluta, um fato imutável.

A partir daí, isso se aplica a nós e sempre vai nos puxar para essa bolha de realidade.

Mesmo quando ouvimos notícias sobre ricos filantropos que ajudam a diminuir com a fome infantil, ficamos com aquela vozinha na nossa cabeça: “-Faz isso pra diminuir a culpa do monte de merda que ele fez.”

Criamos justificativas aleatórias sem embasamento apenas para alimentar a Crença limitante que temos.

E quando ouvimos uma notícia sobre qualquer rico envolvido em algum crime, a vozinha também se levanta: “-Viu como é verdade.”

Você já pensou assim alguma vez?

E se você acha que tem alguma Crença Limitante, não se preocupe nesse primeiro momento, pois você não tem culpa nenhuma por pensar assim.

Mas se você identifica que esses pensamentos estão interferindo nos seus objetivos, então você deve agir para…

Eliminar Crenças Limitantes

Agora que você já sabe o que são, como funcionam, onde vivem, o que comem… não, pera.

É necessário trabalhar para acabar com todos esses pensamentos inoportunos.

Mas uma crença, muitas vezes, está tão enraizada em nós que é praticamente impossível mudar de opinião de uma hora para outra, apenas por ler um textinho na internet… tenho plena ciência disso =)

Outro ponto é que cada pessoa tem a sua experiência individual com suas crenças, dentre família, vizinhança, jornais que acompanha etc.

Então não há uma fórmula mágica que resolve isso de uma vez para todas as pessoas, mas o mesmo processo que construiu uma crença limitante, pode desconstrui-la ou até transforma-la em uma crença fortalecedora!

Vamos assumir, por exemplo, que pra você: “Todos os ricos são gananciosos, egoístas e arrogantes!”

Assumir do nada que todos os ricos passaram a ser benevolentes, acolhedores e filantropos, não faz o menor sentido, e nem é esse o objetivo.

Mas você pode conhecer alguns dos maiores doadores do mundo e suas ações.

Substituir programas “jornalísticos” sensacionalistas, por canais que trazem conteúdo mais relevante para os seus objetivos, como do meu mestre Gustavo Cerbasi.

E acompanhar a trajetória de alguns dos empreendedores nacionais como Caito Maia, fundador da Chilli Beans.

Assim você vai desconstruindo suas Crenças Limitantes aos poucos e se até se inspirando com algumas pessoas que talvez você julgasse errado, mesmo sem conhecer.

Enfim

Espero ter ajudado você a dar um passo na direção dos seus objetivos, sabendo o conceito, identificando, e como eliminar as Crenças Limitantes da sua vida!

Se você estiver a vontade, deixa ai nos comentários quais Crenças Limitantes você identificou na sua vida, sempre podem surgir ideias criativas para desconstruí-las!

Primeiro de tudo, Seja!

Depois de ser, Faça!

Então você pode Ter seu sonhos e objetivos realizados, essa é a fórmula!

Sucesso total pra você e até a próxima! =)

Felipe Muniz

Felipe Muniz

Um nerd que teve a vida completamente transformada pelo livro Pai Rico, Pai Pobre e apresenta o poder desse conhecimento, de forma simplificada, para ajudar cada pessoa a despertar da matrix financeira.